Como superar o Vestibular

 

 

 

           Estamos chegando ao início de outro semestre do ano letivo. Significa que para a maioria dos alunos, o ano já chegou na metade e começa-se a fazer as contas dos dias que faltam para poder se passar de ano. Mas existem aqueles que também precisam ingressar numa faculdade e começar a pensar em seguir uma carreira, mas que ainda não sabem qual é. Ainda sentem dúvidas. Será que é mesmo o que querem fazer? Por que? O que fazer com essa carreira?

       Na ausência dessas informações os jovens se sentem um pouco desorientados com respeito não só ao vestibular em si, mas também com respeito a profissão que eles pretendem escolher. Muitas vezes sentem ansiedade e medo. Medo de não passarem, medo de não estarem preparados para o vestibular, medo de frustrarem as suas expectativas e as das suas famílias. Neste momento o jovem se sente o responsável pelos anseios dos pais, já que eles investiram tanto na sua educação. Como não querem desapontá-los, conseqüentemente se sentem sob pressão, aumentando a sua angústia e seus temores. É justamente neste instante que cabe aos pais um papel decisivo, qual seja, atenuar essa pressão procurando apoiá-los e ajudá-los com carinho e paciência nas pequenas crises que surgirem e sabendo administrar as cobranças a serem feitas.

        Se o nível de ansiedade e insegurança aumentar muito pode-se recorrer a um apoio profissional para que o jovem aprenda a relaxar e a equilibrar-se com o devido apoio e informações que visem a aumentar a sua segurança.

 

 

Selma Di Iulio

Artigos

<< PÁGINA PRINCIPAL >>