A Timidez

 

 

 

Vejo muito no meu dia a dia, principalmente entre jovens, o fantasma da timidez. Uma em cada duas pessoas, em momentos decisivos de suas vidas, perdem chances porque não conseguem mostrar o seu valor por se sentirem intimidadas. Este problema atrapalha a vida em todos os níveis. Na vida escolar, por exemplo, na hora dos trabalhos  orais, na hora de tirar dúvidas com professores e também no momento de se imporem aos colegas. Com relação à carreira profissional, as empresas pedem cada vez mais um perfil de pessoas dinâmicas, decididas e criativas ou que pelo menos aparentem ser. Nos relacionamentos, principalmente os amorosos, a timidez dificulta a aproximação com outros, limitando a interação entre as pessoas.

Ela surge do medo de se expor, do medo de pedir a palavra, da inibição em iniciar uma conversa, a pessoa fica vermelha, envergonhada, sente uma grande preocupação com o seu desempenho e com isso, sente até a boca seca, coração palpitante e o  suor frio.

Quase todos nós já sentimos isto pelo menos uma vez na vida, quando éramos adolescentes e com o tempo passou. Mas no tímido não é bem assim, existe uma timidez exagerada  que pode se tornar patológica e que se não for tratada, tornar-se crônica, prejudicando o seu relacionamento e a sua vida profissional.

Hoje a ciência vem cada vez mais estudando a timidez. Mesmo que o tímido  não se torne um extrovertido, ele pode aprender a controlá-la e se tornar um "tímido bem sucedido", fazendo com que sofra menos com ela. A terapia ajuda no caso, já que alem de aprender a se conhecer melhor, ganha mais confiança, a auto-estima melhora, passa a exigir menos de si mesmo. Aprende técnicas para lidar com ela, existindo também cursos de expressão oral, onde são desenvolvidas criatividade e capacidade de improvisação.

Atualmente o mercado de trabalho requer  pessoas que falem bem e aprendam a enfrentar as situações que provoquem acanhamento. As técnicas que já existem permitem um tratamento eficiente contra a timidez. Sabendo que muitos artistas e pessoas famosas já foram tímidas, vemos que a timidez é tratável e que podemos aprender a lidar e a conviver bem com ela.

 

Selma Di Iulio

Artigos

<< PÁGINA PRINCIPAL >>